Os maiores de 30 anos que o digam: as crianças de hoje em dia perderam a “magia” da infância. Enquanto as crianças dos anos 80 e 90 eram bastante ativas, com muitas brincadeiras ao ar livre, hoje vemos uma grande tendência ao sedentarismo. Além do período extenso que as crianças passam sentadas e paradas nas aulas da escola, em casa também não tem sido diferente. Os jovens atuais passam bastante tempo na frente de telas eletrônicas, sejam de jogos, tablets, televisores, computadores e celulares. Ainda que eles tenham atividades ao ar livre, parece haver uma preferência pelas atividades eletrônicas… Será que isso tudo tem influenciado o peso e a saúde das crianças?
Um estudo publicado por pesquisadores holandeses indica que sim. A pesquisadora Evi van Ekris, juntamente com outros colegas, procurou evidências da relação entre o comportamento sedentário na infância e adolescência e a piora de alguns indicadores de saúde. Seguindo o que encontrou na literatura cientifica, ela dividiu o sedentarismo em 4 hábitos principais: 1) assistir à televisão; 2) uso de computadores e jogos; 3) tempo em frente às telas eletrônicas e 4) sedentarismo medido de forma objetiva através de equipamentos que monitoravam movimentação e/ou postura.
Em sua pesquisa a Dra. Ekris encontrou uma relação forte entre ver televisão e o sobrepeso/obesidade infantil. Um outro grupo de pesquisadores chineses já havia observado essa mesma tendência: o risco de obesidade infantil aumenta em 13% para cada hora a mais, por dia, que a criança passa em frente à TV! Além disso, o fitness cardiorrespiratório dessas crianças parece ser influenciado negativamente com o hábito de ver TV.
O estudo holandês ainda encontrou que os níveis de colesterol HDL (o colesterol bom) estão baixos em crianças sedentárias.
Portanto, atenção ao tempo que sua criança passa em frente à televisão e mídias eletrônicas! Que tal sugerir mais brincadeiras ao ar livre?
Quer saber mais sobre essas pesquisas?
Estudo holandês – Ekris e colaboradores. An evidence-update on the prospective relationship between childhood sedentary behaviour and biomedical health indicators: a systematic review and meta-analysis. Revista científica: Obesity Reviews. Publicado no volume 17, de setembro de 2016. Link para o artigo completo: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/obr.12426/full
Estudo chinês – Zhang e colaboradores. Television watching and risk of childhood obesity: a meta-analysis. Revista científica: The European Journal of Public Health. Publicado no volume 26, de fevereiro de 2016. Link para o artigo completo: http://eurpub.oxfordjournals.org/content/26/1/13.article-info