O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crônica metabólica autoimune caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, devido a destruição de células-beta do pâncreas que produzem a insulina, podendo evoluir com algumas complicações à saúde se não for manejada de forma adequada, dos quais destacam-se: oculares, renais, neurológicas, cardiovasculares
Uma parte dos alimentos transformam-se em açúcar (glicose) no sangue. A insulina é o hormônio responsável por transferir o açúcar do sangue para dentro de nossas células, e assim teremos energia para nossas atividades. No Diabético tipo 1, o pâncreas não produz a insulina, sendo então necessário aplicações diárias de insulina para seu tratamento.
Os principais sinais e sintomas são: excesso de sede, emagrecimento, cansaço, urinar frequentemente, visão turva, excesso de fome. Geralmente esse quadro se manifesta de forma rápida, e se não diagnosticado pode evoluir para cetoacidose diabética, uma emergência médica. É necessário atentar para os sinais e sintomas e procurar um médico para diagnóstico precoce.