Classicamente, a idade cronológica normal para o início da puberdade é entre 8 e 13 anos em meninas, e entre 9 e 14 anos nos meninos, com base em dados epidemiológicos de estudos dos anos 60.

No entanto, devemos considerar que a determinação da idade de ínicio da puberdade ainda é um desafio, visto que a puberdade é um processo multifatorial, que envolve genética, metabolismo, fatores sócio-econômicos, nutricionais e étnicos.
Há evidências em novos estudos que os sinais iniciais da puberdade, principalmente em meninas, estão aparecendo hoje mais cedo do que nas últimas décadas.
início da puberdade, taxa de crescimento, e idade da menarca estão fortemente associados com a obesidade em ambos os estudos epidemiológicos e genéticos, sendo mais notadamente em meninas.
Alguns fatores ambientais podem agir como desreguladores endócrinos, tais como pesticidas, ftalatos (presente em alguns cosméticos, embalagens plásticas de alimentos, tubos PVC e até brinquedos para crianças), bisfenol A (presente em produtos plásticos e algumas mamadeiras), fitoestrogênios (derivados de plantas) ou baixos níveis de estrógenos na alimentação, podendo alterar o tempo de início da puberdade, antecipando-a ou mesmo atrasando-a.
Estudos sobre o início da puberdade na população brasileira é muito escasso. Um estudo epidemiológico com 655 meninas da cidade de Uberaba-MG, evidenciou que a idade da telarca (surgimento das mamas) variou de 7 a 12 anos, e da pubarca (presença de pêlos pubianos) variou de 7 a 13 anos. Curiosamente, as meninas negras tinham telarca e pubarca significativamente mais cedo do que meninas brancas, reforçando a influência da etnia.
A educação dos pais aos seus filhos sobre a detecção de primeiro sinais da puberdade é essencial para o reconhecimento imediato da puberdade precoce.
Foi demonstrado em estudos mais recentes (2012), que a menarca em meninas brasileiras antecipou 3,24 meses nos últimos 10 anos, em conjunto com um aumento da prevalência de obesidade. Outros estudos têm documentado que quanto maior o IMC (índice de massa corpórea), maior é a precocidade da puberdade. No entanto, não está claro se o aumento da adiposidade é a causa ou a consequência da puberdade precoce.
 
Artigo adaptado de: Puberty: When is it normal?
Para maiores informações acesse o artigo completo em: BRITO, Vinicius Nahime  and  LATRONICO, Ana Claudia. Puberty: When is it normal?.Arch. Endocrinol. Metab. [online]. 2015, vol.59, n.2 [cited  2015-05-18], pp. 93-94 . Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2359-39972015000200093&lng=en&nrm=iso>.