Embora o ganho de peso seja uma das manifestações clínicas do hipotireoidismo, existem muitos pacientes portadores da disfunção da tireoide que não apresentam esta queixa. O ganho de peso quando ocorre é pequeno, de aproximadamente 2Kg, e o tratamento reverte totalmente este efeito do hipotireoidismo.

No hipotireoidismo ocorre diminuição da produção dos hormônios da tireóide. Estes hormônios estimulam o funcionamento de todas as células do corpo. Portanto, no hipotireoidismo todas as células estarão trabalhando menos, consequentemente o consumo de energia será menor em relação ao que era antes da instalação da doença. Como todas as células trabalham menos a pessoa com hipotireoidismo raciocina mais lentamente, fala mais lentamente e se move mais lentamente.
Isto também representa uma diminuição do consumo de energia. Sendo assim, em resumo, podemos dizer que a necessidade energética da pessoa com hipotireoidismo se encontra diminuída, devido ao menor consumo interno e também ao menor gasto em atividades.