Dra Marcela Azevedo

/Dra Marcela Azevedo
Dra Marcela Azevedo 2018-05-13T23:20:18+00:00

ENDOCRINOLOGIA INFANTIL é a área da medicina que requer conhecimentos pediátricos e de endocrinologia para o diagnóstico e tratamento de EndocrinoKIDSalterações hormonais, que podem ocorrer desde o período neonatal até o final da adolescência (20 anos). A formação básica deste profissional é feita com uma residência em Pediatria Geral, e após a especialização em Endocrinologia Pediátrica.

Os hormônios são substâncias essenciais para manter o equilíbrio do nosso corpo e assim propiciar às crianças e adolescentes um adequado crescimento e desenvolvimento do corpo. Dentre as patologias que são acompanhadas pela endocrinologia infantil podemos citar comprometimento de crescimento (para menos ou para mais), distúrbios puberais (tanto puberdade atrasada quanto precoce) diabetes mellitus, alterações tireoidianas, obesidade, alterações da glândula suprarrenal, distúrbios da diferenciação sexual, alterações do metabolismo lipídico (as dislipidemias), do metabolismo de cálcio e fósforo, dentre outros.

A criança não é um adulto pequeno, e o seu tratamento deve ser direcionado e dedicado ao adequado tratamento da doença hormonal, sem prejudicar o crescimento e o desenvolvimento da mesma.

A Dra Marcela Azevedo é especialista em Endocrinologia Pediátrica. Realizou a especialização na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Antes da especialização em Endocrinologia Pediátrica, concluiu Residência Médica em Pediatria no Hospital Santa Marcelina de São Paulo, além de possuir Título de Especialista em Pediatria conferido pela Sociedade Brasileira de Pediatria, e Título de Especialista em Endocrinologia Pediátrica conferido pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Atualmente é professora na disciplina de Endocrinologia pela UFAM.