Avaliação do Crescimento

/Avaliação do Crescimento
Avaliação do Crescimento 2015-01-06T02:10:54+00:00

CRESCIMENTO

O crescimento e desenvolvimento de uma criança deve ser acompanhando regularmente, assim pode-se detectar precocemente alterações que possam influenciar no crescimento da criança. Deve-se suspeitar de crescimento inadequado quando os percentis ou canais de crescimento da criança estão abaixo do padrão populacional, inferior ao esperado para o padrão genético da família, ou até mesmo quando ocorre uma desaceleração na curva de crescimento em relação ao esperado.


O crescimento de crianças e adolescentes deve ser acompanhado, desde o nascimento até a estatura final. É importante investigar a baixa estatura devido ao impacto psicológico e social que ela pode acarretar, além do fato da diminuição da velocidade de crescimento na criança poder representar um dos primeiros sinais de algumas doenças.

Entretanto, será que toda criança com baixa estatura precisa ser tratada? Na maioria das vezes a criança é baixa, mas é absolutamente o esperado: nestes casos, a baixa estatura ocorre por ela possuir pais com estatura baixa, ou por ter um crescimento mais lento, mas que irá atingir uma estatura final desejável. Quando a investigação mostra que a baixa estatura resulta de alguma doença, ela deve ser tratada, das quais as principais causas serão: desnutrição, erros alimentares, algumas doenças crônicas, incluindo as síndromes genéticascomo na Síndrome de Turner e de Noonan, crianças que nascem muito pequenas e não recuperam seu canal de crescimento até os 2 anos de idade, deficiência do hormônio de crescimento, hipotireoidismo, entre outras situações.

Para a maioria das causas existem tratamentos específicos definido pelo endocrinologista pediatra que o acompanha.

Na parte superior direita desta página você pode estimar, a partir da curva de crescimento, se seu filho está crescendo de acordo com a sua faixa etária. Basta completar os dados e clicar em Gerar Gráfico